30 janeiro, 2011

É possível engravidar mesmo tomando anticoncepcional (injeção, adesivo, implante, pílula, etc)?

Essa pergunta para muitas mulheres pode parecer bobinha, já que praticamente todas nós conhecemos amigas, primas, parentes, mães, etc. que engravidaram durante o uso da pílula. A questão é: geralmente quando uma mulher alega que engravidou tomando pílula, ela é culpabilizada por não ter feito o uso correto. A culpa da gravidez indesejada é SEMPRE da mulher - porque não "fechou as pernas" se o cara não quis usar camisinha (mesmo quando eles forçam a barra pra além disso), porque seduziu, porque não tomou a pílula direito, etc. etc. etc. Mas sem mimimi, meninas, vamos cair na real que quase sempre vão nos culpar por isso. E aqui estão algumas dicas pra nos protegermos desse tipo de situação.

O uso correto da pílula significa tomá-la todos os dias por volta do mesmo horário, como manda a bula. Desta forma você garante que seu corpo receba diariamente a quantidade necessária de hormônios para evitar a fixação do embrião nas paredes do útero ao longo do mês. Além da pílula há outras formas encontradas para fazer com que isso aconteça e dependendo do teu estilo de vida, da sua memória pra lembrar de tomar o comprimido, etc. há anticoncepcionais mais ou menos adequados, o segredo é testar: injeções mensais com a dosagem de hormônio que vai sendo absorvida pelo corpo ao longo dos dias; adesivos que soltam devagar os hormônios na corrente sanguínea durante uma semana; implantes com ou seu DIU que liberam durante anos os hormônios no sangue; um anel vaginal de silicone que fica lá dentro liberando hormônios durante o mês, etc.
Estou falando aqui de qualquer um destes tipos de anticoncepcional. Dou o exemplo da pílula pois ela ainda é mais comum, mesmo que não seja necessariamente mais barata.

Fato é: o corpo precisa receber e processar os hormônios pra evitar a gravidez.

Só que, não importa o quão direitinho você tome a pílula ou o quão eficazes sejam os anticoncepcionais, há algumas coisas que podem interferir no seu efeito fazendo com que eles deixem de proteger você contra uma gravidez indesejada. Fui descobrindo isso aos poucos, por coincidência (médicos que resolveram, assim, me dizer, por acaso ao me receitarem remédios) e bem poderia ter sido eu a ficar grávida sem querer só por não saber disso. Aqui estão alguns fatores que colocam você em risco de engravidar enquanto faz uso de anticoncepcionais:
  • DIARRÉIA é uma causa comum de gravidez durante o uso de anticoncepcionais. Quando você tem uma diarréia o teu intestino para de absorver nutrientes e - tcharam - também o hormônio ingerido por via oral (pílula).
  • VÔMITOS também dificultam a absorção dos hormônios da pílula (via oral), já que uma parte deles é absorvido no estômago. Ressacas seguidas ou doenças que te fazem vomitar podem te deixar vulnerável a uma gravidez indesejada.
  • ANTIBIÓTICOS, sobretudo os de amplo espectro, influenciam na absorção do hormônio e na eficácia de vários tipos de anticoncepcional, não somente as pílulas (via oral). Vale perguntar quando o médico receitar. Se você usa antibióticos sem receita, sorry, você é louca. :D
  • IMUNOSSUPRESSORES como alguns antialérgicos (prednisona, por exemplo) também afetam a capacidade do corpo de processar os hormônios, deixando você vulnerável a uma gravidez indesejada.
Esses são os principais quatro fatores que eu conheço e que afetam a eficácia dos anticoncepcionais. Até onde minha ginecologista feminista me disse, cigarro e álcool não entram nessa listinha. Há outros problemas do uso concomitante dessas substâncias mas elas não diminuem a eficácia do anticoncepcional.

E por que raios os médicos não nos contam?

Os médicos que são homens, talvez porque sejam homens. Em geral eu penso que tem muito a ver com uma idéia preconceituosa de que a paciente não vai passar por essas situações (ficar vomitando de ressaca, por exmeplo) ou, no caso de um médico que receita imunossupressores ou antibióticos, de que a paciente não usa pílula ou não tem vida sexual. Né? Mas talvez seja muito mais que isso - um puro e simples desinteresse na vida da paciente e uma idéia lá no fundo da cabeça de que a gravidez não é um problema.

Enquanto não pararmos de entender todo problema que uma mulher tem como consequencia de um erro dela mesma, desde estupros a gravidezes indesejadas, meninas, nós teremos é que nos proteger. Por isso divulgue essas informações para todas que conhecerem.


121 comentários:

Bárbara disse...

Sua ginecologista é feminista? Eu preciso saber quem ela ééé :o

Érika Pellegrino disse...

É um absurdo mesmo médico que não esclarece as pacientes sobre coisas que podem alterar a eficácia da pílula. Claro que a maioria das meninas noiadas na nossa realidade vai ficar sabendo tudo ao ler a bula (foi o meu caso, o médico não explicou nada, mas eu DECOREI tudo que tinha na bula). Acho que os médicos deixam de explicar por falta de empatia mesmo - eu, como sou muito noiada, sempre que receito pílula não só explico essas coisas pra paciente como também escrevo as mais importantes na própria receita. A paciente que toma pílula direitinho não vai engravidar. Por isso essa ideia de "culpar" a mulher que engravida tomando pílula - em geral ela jura de pé junto que fez tudo certo mas depois que passa o estresse se você vai ver direitinho dia por dia, ela não tomou tudo certo (mesmo que seja por algum erro que ela nem sabia que existia, tipo no caso de vômitos, por isso não tem a ver com culpa).
Tenho minhas dúvidas se não existe pílula masculina porque os cientistas são homens. No quesito ganhar dinheiro a indústria farmacêutica pode muito bem abraçar a causa feminista, e métodos anticoncepcionais dão muito dinheiro. É que a fisiologia pra deixar espermatozóides inférteis em alguma etapa da maturação envove inibição de hormônios que deixariam o cara broxa. Ia ter 100% de eficácia... É bem mais fácil mexer nos hormônios femininos para inibir a ovulação (é isso que a pílula faz, e não impedir a fixação do embrião, como o outro post citado - 'Quanto custa minha liberdade' - dá a entender). Outra coisa que você diz num comentário é que o DIU falha mais que a pílula, o que não é verdade. Considerando a tomada totalmente correta, a eficácia dos DIUs e da pílula beiram 100%. Considerando todas as usuárias de pílula (que tomam certo ou não), o DIU tem bem menos falha. O DIU de mirena (que tem hormônio local) tem índice de falha menor que o da laqueadura.
Claro que a responsabilidade da maternidade e de evitá-la não devem caber só à mulher, mas enquanto tentamos mudar o mundo e fazer os homens se tocarem da participação (e consequente responsabilidade) deles em 50% da coisa, o melhor que temos a fazer do ponto de vista prático é procurar um método que seja o mais ideal possível dentro do nosso estilo de vida. E pra isso é preciso se informar muito e conversar com o ginecologista, fazendo sua individualidade prevalecer mesmo em relação à opinião dele (desde que não haja contraindicação por trazer problemas à sua saúde). Porque por exemplo, no caso do DIU, nunca ter tido filho não é uma contraindicação, só é mais difícil de passar, precisa ter um volume mínimo no útero e pode ser que doa mais (porque dor é uma coisa muito relativa, já vi menina sem filho que passou sussa e parideira que só faltou morrer de dor). Tem um monte de gente sem outros fatores de risco que vai tomar pílula a vida toda sem ter trombose nem câncer (a maioria), vai ter mulher zicada que esqueceu um diazinho de tomar e engravida, vai ter mulher que vai morrer de cólica com o diu de cobre, vai ter aquela que acha o melhor dos mundos ter que pensar em anticoncepcional uma vez a cada 10 anos, vai ter quem ache anel vaginal bizarríssimo, vai ter quem o parceiro usa camisinha de boa, mas ela não gosta. Por isso é importante experimentar, conhecer e achar o melhor pra você.

likapaar disse...

Muito bom seu post Mari!
Eu fui uma daquelas que engravidou usando pílula!E só fiquei sabendo pq tive um aborto natural!
Fiquei morrendo de medo de ter que fazer curetagem e qdo fui na ginecologista ela nem acreditou que eu tinha ficado grávida tomando anticoncepcional. Ficou me perguntando se era um feto mesmo que eu tinha expelido, se era outra coisa. Tive vontade de dar um soco na fuça dela, e a desgraçada ainda me indicou um anticoncepcional que me deixou horrível, depressiva e gorda
Não pensei duas vezes: intimei meu namorado a usar camisinha, pois não ia tomar mais anticoncepcional nem que me pagassem!!!!

Tatiane disse...

Acho que tenho que discordar um pouco com esse post porque por mais que um médico não cite essas peculiaridades com a pílula, está descrito tudinho na bula (diarréias, vomitos, antibióticos e imunossupressores). É sempre bom dar uma lidinha né ^^

Mari Moscou disse...

Pois é, Tati. Mas o médico que receita antibióticos ou imunossupressores nem sempre diz pra paciente que o medicamento receitado é um antibiótico de amplo espectro ou imunossupressor e isso não vem escrito na caixa...

BRUNO BEZERRA disse...

ae quero ajuda o mas rapido possivel minha namorada parou de toma a pilula faz 2 meses a a três semanas nos tivemos um rala e rolar e agora depois de 2 semanas ela ta com todos os sintomas de uma mulher gravida serrá q ela esta isso acontece. ela tbm tem problema de saude cistos respostas por favor resposta pro meu em-mail brunobezerra27@hotmail.com

Ana disse...

Olá pessoal, estou com o coração na mão, tomo anticoncepcional desde o nascimento do meu filho há dois anos, e agora minha menstruação que nunca atrasou está atrasada, será que estou grávida? se alguem quiser me responder por favor: anacubilha@hotmail.com
Mas acho que amanha mesmo vou fazer o exame!!!!

gg disse...

estou amamentando e tomo cerazete,estou pensando em trocar pois nao confio muito nele

Lua Adversa disse...

Emagreci 6 Kg só pq parei de tomar anticoncepcional. Já cheguei a engordar 10 Kg por causa dessa merda! E tive que ouvir o médico me dizer que eu estava engordando pq comia demais e não por causa da medicação (#¨%$#@#¨&*&¨%$). E outra coisa que os médicos não contam é que os métodos contraceptivos naturais são indicados pela Organização Mundial de saúde e que o método billings, por exemplo, é tão eficaz quanto a pílula (veja: http://humanizandoosexo.wordpress.com/2011/06/13/o-planejamento-familiar-%E2%80%94-o-metodo-de-ovulacao-billings/).

Mas, afinal, pq essas informações não chegam até nós? Pq não vende remédio! Pq precisa de auto-conhecimento... conhecimento = poder... como assim? poder às mulheres, nem pensar!!! E por aí vai!

Eu uso o billings e funciona, muito melhor que a pílula!

Beijokas

Thandara Yung disse...

Bom, não sei se é assim com todos os remédios, mas no que eu tomo vem escrito tudo isso na bula ;)
Todos esse itens que diminuem a eficácia do remédio.
Então, nem sempre é "culpa" do médico, certo?
Que tal ler a bula do remédio antes de começar a tomar? Muitas mulheres também não se preocupam muito com isso e sequer olham para a bula. Ela está lá por um motivo ;)

Juliana Guedes disse...

Ola!Me chamo Juliana e tenho 28 anos tomo AC a 4 anos ,decidi engravidar, já estou tomando ate ácido fólico e como fiquei anciosa não esperei acabar minha cartela de AC então parei de tomar pela metade dia 06/01 minha mesntruação veio dia 10/01 normal (meio escura no fim), como eu nunca tive problemas com meu ciclo ele sempre veio correto imagino que pelas minhas contas estarei fertil apartir do dia 19/01 ovulando dia 24/01, tambem estou antenta com o que dizer sobre escolher o sexo do bebê, tal qual se eu fazer amor proximo ao dia ou no dia da ovulação posso ter um menino,(sou louca por um menino) por fim sei que quero demais, mas gostaria de algumas dicas neste periodo para engravidar estou com medo de não conseguir, voce poderia me ajudar nestas questões? qual o melhor dia para conseguir engravidar? se eu consigo engravidar no mesmo mes que parei de tomar remedio? e se e verdade esta questão da escolha do sexo do bebê? obrigada!!!

Mari Moscou disse...

Oi, Juliana!

Olha, aí você me pegou. Eu sei direitinho como fazer pra NÃO engravidar. Agora pra engravidar eu não sei. Nunca engravidei. :)

Se eu fosse você iria num médico ou médica ginecologista e contaria tudo isso, assim, com esses detalhes.

Eu já ouvi falar (mas não é certeza, certeza só os médicos, ok?) que depois que paramos de tomar pílula, dependendo do tempo que vc tomou direto, pode demorar até 3 meses pra ovulação ficar normal de novo e vc engravidar. Por outro lado, sabemos que muita gente engravida logo tb. É uma questão de como seu corpo funciona. Você já tentou sentir a sua temperatura corporal ao longo do ciclo? Quando estamos ovulando ela costuma aumentar um pouquinho.

Mas se eu fosse vc faria sexo todos os dias, assim não tem erro e você se diverte mais. Hahahaha! :)

Sobre o sexo do bebê a única ciosa que eu já li cientificamente comprovada é que o espermatozóide "masculino" é mais leve, rápido e morre antes. O feminino é mais pesado, lento e demora mais pra morrer. Mas isso são chances. Acho que não tem a ver com a ovulação não...

Sugiro mesmo que consulte um médico!

Thay disse...

Olá
faço uso do anticoncepcional Qlaira receitado pela minha medica, comecei a toma-lo a uns 5 meses porém não conseguia acertar um a horario ate nessa ultima cartela. Faço uso também de antialergico diario chamado Loratadina, gostaria de saber se ele pode afetar a eficacidade do anticoncepcional??
Desde já obrigada

Mari Moscou disse...

Oi, Thay! Bem-vinda ao blog! Eu também uso Loratadina e nunca me aconteceu nada, se não me engano não tem problema. Mas eu não sou médica... O ideal é você levar a bula da Loratadina numa consulta com a ginecologista e fazer esta pergunta pra ela - ou por telefone, se puder. Se precisar de uma nova ginecologista e for em SP posso até indicar. Abraço!

Ariane Lino. disse...

Olá,tomo remédio a 3 meses, só que as vezes eu me esquecia (sempre0 de tomar.. então eu e meu namorado não usamos camisinha.. transamos a ultima vez e ele gozou 5 vezes, não tomei o remédio no dia seguinte, até agora eu não senti nada já faz umas 3 semanas, eu corro o risco de estar gravida mesmo sem sintomas?? agradeceria se alguém me respondesse.

arianelino@hotmail.com

Mari Moscou disse...

Oi, Ariane. Se você esquecia a pílula com frequência e havia acabado de começar a tomar (3 meses é mais ou menos recente pro corpo da gente né?) e fez sexo sem camisinha, pode sim estar grávida. Eu não sou médica, como digo a todo mundo aqui, o ideal seria marcar uma consulta com ginecologista (se quiser indicação em Sp eu tenho uma boa) e fazer exame de sangue. Geralmente os sintomas de gravidez só aparecem depois de quatro semanas, já que o primeiro deles é a ausência de menstruação... Fique esperta e veja se sua menstruação vem nas próximas duas semanas...

Carola disse...

Olá preciso de ajuda meninas, tomo belara 7 meses desde o nascimento da minha nenê, mas estou com um pouco de medo pois fiz teste de farmacia e deu negativo - a ultima vez que fiz tb deu negativo mas já estava gravida de 2 meses e meio. E agora andei tomando comprimidos fora do horario e mes passado alguns tomei dois a tres dias depois. Sei que posso estar enganada, mas começou fortes dores de cabeça, sono, diarréias e azias ,alguns sinais. me ajudem bjs

Mari Moscou disse...

Oi, Carola!

Eu sugiro que você faça um teste de sangue e consulte um/a ginecologista de confiança pra confirmar. Se precisar, também há o site www.womenonwaves.org pra ajudar em casos de desespero. Eles tem uma rede de apoio bem legal.

cintia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cintia disse...

Olá, eu gostaria de saber se posso engravidar por esquecer de tomar a pirula 1 dia e nop outro dia tomar 2 de uma vez só? Isso acontece as vezes, e agora já faz umas 2 semanas que estou sentino um mal estar no estomago queimação e as vezes enjoo, meus seios parecem mais doloridos e estou com um corrimento mais ecuro, estou com medo de ter engravidado sem querer, mas minha menstruação não esta atrazada estou quase no fim de outra cartela de pirulas, tenho medo de ter engravidado e continuar tomamndo pirula e prejudicar o BeBê, ainda mais que dizem que algumas mulheres tem sangramento durante a gravidez parecido com menstruação... Gostaria de uma opnião. Mas se eu estiver gravida vai ser bem vindo já sou casada a 1 ano e meio e ainda não tive filhos...

cintia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
cintia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mari Moscou disse...

Olá, Cintia!
Olha, eu muitas vezes esqueci e tomei 2 no dia seguinte também e nunca fiquei grávida. Mas se esse esquecimento for frequente pode ser que haja essa possibilidade. O ideal mesmo é ver um médico ou comprar um teste de farmácia pra confirmar a situação.

Anônimo disse...

oi boa tarde eu tomava comprimido ai passei para enjeçao, minha mestruaçao, veio no final do mes de jameiro ai eu tomei a injeção dia 08/02 mais veio um pouco dia 04/03 e nao veio mais esto enjuano e nao sei oque esta acontecendo obrigado

Anônimo disse...

eu tomo o levordiol tem dois anos e acho ele muito bom so engravidei por descuido meu.mais minha filha tem ano e quatro meses e depois disso nunca mais tive nem a disconfiança de gravidez.e so se cuidar.

Anônimo disse...

ola meu nome e amanda.gostaria de sabar quantos dias depois da minha mestruaçao exata eu tenho que começar a tomar a piula.eu ja tive uma filha e morro de medo de engravidar novamente.

wanderléia dos santos disse...

tomo anticoncepcinal, mas ontem quando tive relacoes comecei sem o preservativo, se eu estiver no meu periodo fertil corro risco de engravidar?

ALGUÉM ME RESPONDE COM URGENCIA PFV!

Raquel 31 anos disse...

oi eu engravidei usando a pirúla. pior eu tava com um neném de apenas sete meses qndo descobri q estava gravida de quase três meses, e foi por fazer um tratamento dentário, onde a dentista me passou antibióticos sem nenhum aviso de q poderia engravidar, qndo fikei sabendo fiquei desesperada,isso mudou totalmente meus planos tinha planos de voltar logo ao mercado de trabalho. voltar aos estudos e com um filho pequeno é complicado imagina com dois.Ser mãe é uma benção mas sem planejamento é uma loucura.
Muita gente olha para mim e diz voce é corajosa hein ter dois filhos tão perto um do outro,e quando conto q foi por causa do antibióticos muitas não acredita uma chegou a dizer q o medico dela disse q isso é praticamente impossível. O q eu vou dizer eu sei que é possível. No pais q vivemos,onde uma boca a mais faz tanta diferença, e com os jovens descobrindo a sexualidade cada vez mais cedo, toda informação é pouca,Bjs gostei muito da materia.

Mari Moscou disse...

Meninas (e eventuais meninos), para informações exatas sobre casos individuais, recomendo procurarem um médico. Eu sou apenas uma blogueira, usuária de pílula anticoncepcional há muitos anos, que teve a sorte de cruzar com ginecologistas feministas nesse tempo e obter um pouco mais de informação. Não sou médica, portanto não tenho como afirmar pra vocês nada além das questões genéricas que descrevi no post!

Mari Moscou disse...

Raquel, obrigada pelo seu depoimento! As pessoas falam como se a informação fosse fácil de encontrar, disponível... Não se lembram de que o sexo em si já é um tabu, e muitas mulheres acabam nem indo ao médico por conta disso (quando HÁ médicos)... É muita injustiça culpar as "vítimas" da história...

Anônimo disse...

olá meu nome é jordana Kill. comecei a tomar anti-concepcional a um mês estou no fim da cartela mais mesmo assim eu e meu namorado não transamos ainda sem camisinha, esqueci de tomar a pírola uma ou duas vezes não estou sentindo nada, nenhum efeito colateral como diz a bula que pode ocorrer.isso é bom ou ruim?? e minha mestruação esta atrasada.éé normal? Terminando essa cartela eu e meu namorado vamos começar a transar sem camisinha, mesmo tomando o anti-concepcional ainda corro o risco de engravidar??
me responda por favor tenho umas pequenas dúvidas.
agradeço desde ja
beijos

Mari Moscou disse...

Olá, Jordana Kill! Quando você esquecer de tomar a pílula é só tomar duas no dia seguinte, sem maiores problemas. Se você começar a esquecer muito, talvez seja bom perguntar para o/a ginecologista se você pode usar injeção ou adesivo anticoncepcional (porque aí só tem que lembrar uma vez por mês ou por semana, depende do que você escolher). É melhor você continuar com camisinha pelo menos até o 3º mês usando a pílula, até onde eu sei. Mas não sou médica. Na verdade mesmo, o ideal é sempre transar com camisinha, pois a pílula não nos protege de doenças como HPV, que é bem comum e tem um tratamento bem chato, pode levar a câncer, etc. Além da Aids, claro. Se for transar sem camisinha o ideal é você e seu namorado fazerem exames de Doenças Sexualmente Transmissíveis periodicamente. E sempre consultar um ginecologista!

tata disse...

tata so tenho relaçoa no domingo e tem alguns dia da semana que eu mim esqueço de toma a piula isso pode provocar um gravides

bibi disse...

Oi eu gostaria de saber se tem algum risco de gravidez quando se toma injeção anticoncepcional. No primeiro mês meu namorado usou camisinha no segundo mês não! Eu gostaria de saber tem muitos riscos obrigada!

Mari Moscou disse...

Tata, o ideal é você realmente ir a um médico. A probabilidade de ter ficado grávida com esquecimento da pílula depende do seu corpo, de quantos dias você esqueceu, de como fez depois que esqueceu, etc. Recomendo consultar um ginecologista que te conheça, ou um médico em posto de saúde.

Bibi, eu nunca usei injeção, mas conheço quem use e me parece um método tão eficaz quanto a pílula, o implante, etc. Se você está em dúvida porque tomou outros medicamentos, ou teve outros problemas durante o ciclo, recomendo fortemente também consultar um médico (quem te receitou as injeções, por exemplo).

Line disse...

Boa noite. Estou com uma dor no pé da barriga a uma semana. Fiz exame de urina e nao deu nada. Algumas pessoas falaram q pode ser gravidez, tomo remedio ha 9 anos, diariamente sem esquecer nenhum dia. Estou no meio da cartela. Posso estar gravida? Obrigada

Mari Moscou disse...

Cara Line, eu não sei se dor é sintoma de gravidez. Veja se sua menstruação está vindo normal, etc. Por via das dúvidas vá a um/a ginecologista ou compre um teste de farmácia.

Fique atenta pois a dor pode ser endometriose ou inflamação nos ovários também. Realmente recomendo que vá ao médico!

Anônimo disse...

Olá. Me chamo Fernanda.
Faço uso de ac ha mtos anos, e, atualmente, uso o Siblima. Emendo 3 cartelas e faço uma pausa de 4 dias, como vem descrito e como minha ginecologista recomendou. Porem, mes passado nao tomei a pilula. Entao, esperei minha menstruaçao vir e iniciei uma nova cartela.
E hj meu namorado ejaculou dentro e por isso gostaria de saber se ha
risco de gravidez...
Posso tomar a tao famosa pilula do dia seguinte? Nunca tomei...

Ah, semana passada tomei o antialerdico Decongex. Tem algum problema?

Obrigada. Abçs

Anônimo disse...

Olaa...tenho um filho de 1 ano e há 1 ano tbm faço uso de anteconcepcional (Microvilar) notei que estou pegando peso rapido e tbm de uns tres meses pra cá minha menstruação desce qdo falta 7 comprimidos... na ultima cartela eskeci duas vezes de tomar o remedio mas no outro dia tomei os dois, um dia antes de descer tive relação com meu marido e no outro dia minha menstruação desceu qdo faltava 6 comprimidos e passei 10 dias menstruada, mas continuei ate o fim da cartela gostaria de saber se há perigo de ter engravidado nesse ultima cartela, estou com muiiiiiito medo pq sofri demais na minha gravidez e no meu parto e não penso na possibilidade de ter outro filho nem tão cedo!!!
desde já agradeço...beijoss!!!

Raiane...

Mari Moscou disse...

Queridas,

eu entendo a agonia de vocês, mas eu não sou ginecologista... Apenas com o comentário no blog é difícil saber qualquer coisa, porque não há detalhes. Não conheço vocês, o corpo de vocês, não sei as datas de menstruação e pílula, etc. Por isso o melhor é falar com ginecologista.

O que eu posso dizer é que eu já usei pílula do dia seguinte por pura paranóia enquanto tomava a pílula comum. Mas foi horrível. Tive muito enjôo, é muito hormônio e pode até dar nódulos nos seios dependendo do seu corpo. Eu tive, não foi legal. Bom, por outro lado, eu garanti que não estava grávida.

Mas o ideal é ir numa ginecologista o quanto antes, ou telefonar.

Beijos!

Anônimo disse...

Olá.. estou tomando pilula, faz dois messes. eu e meu namorado tranzamos duas vezes sem camisinha.(isso não faz nem uma semana).
será q posso estar gravida mesmo tomando a pilula??? obrigada!!!

Mari Moscou disse...

Olá! Sugiro que você leia o post com atenção, leia os comentários e resposta e, se tiver ainda dúvidas, consulte uma ginecologista. Não sou médica e tudo que eu sei já está no post e nos comentários! Abração!

Anônimo disse...

Ola!! Me chamo chris e estou fazendo uso da pílula há 3 meses. Ocorre que a minha menstruação está com 2 dias de atraso. Tenho anemia e o meu médico me receitou ácido folico, que estou tomando há 2 meses. Tb, há alguns dias, fiz uso de uma pomada com substância de neomicina. Será que posso está grávida?? Desde já, agradeço.

Delirium disse...

Sabe o que eu acho engraçado? Um monte de gente veio falando que na bula tem todas essas informações, mas grande parte da nossa sociedade ainda não sabe ler, mulher analfabeta não tem direito a essas informações? E sem contar que ninguém é obrigado a saber o que é um imunossupressor, né...

A minha última experiência com ginecologista foi horrível. Na minha última visita à médica após analisar todos os exames de rotina ela me deu parabéns porque estava tudo bem então citei que eu era vegetariana... ela ficou extremamente surpresa e me perguntou por que. falei um pouco dos meus motivos e ela veio toda falando que aquilo não era saudável e blá bláblá, mas lá pelas tantas ela soltou que o marido dela era dono de um matadouro e que os animais não sofriam não... nunca mais voltei lá. Uma MÉDICA que está me convencendo de que não é saudável ficar sem comer carne (olha que tem uns 6 anos q não como carne), após ver meus exames todos OK, só pra sustentar o mercado do marido dela??? Ah, TNC né.

Uma vez anterior a essa eu perguntei se ela tinha alguma paciente que usava ou se ela conhecia os coletores menstruais, ela me perguntou o que era aquilo. Quando expliquei (www.lunette.com, pra quem quiser se informar) ela só me respondeu com outra pergunta: e pra que usar isso? e fez uma cara de merda.

Já na primeira vez que me consultei com ela eu estava com algum problema no útero e precisei fazer uma cauterização, ela me deu o maior sermão porque eu devia estar com alguma DST, "vai falar que você não sabia que precisa transar de camisinha??" (gente, meu último parceiro está comigo há 5 anos...) e depois dos exames nenhuma doença, bactéria, virus e nem nada foi constatado, apenas que o útero estava machucado...

Ir ao ginecologista já é TÃO incômodo, a pessoa ainda precisa ser cuzona, dar sermão infundado, deixar de se informar sobre novidades no mercado??? O pior de tudo é ser mau tratada num lugar onde deveríamos receber as melhores informações. Estou morando hoje em Brasília, mas meu desespero é tamanho que há uns dois anos eu não voltei mais em ginecologista.

Mari Moscou disse...

Olha, Delirium, você está certíssima. A informação não chega e, pior, mtos e mtas ginecologistas não sabem separar sua função social de médicos de seu moralismo, julgamentos de valor, etc. sobre a vida das pacientes. È simplesmente revoltante!

Mari Moscou disse...

Chris, não tenho como te dizer nada pois não dou médica. Recomendo marcar uma consulta com sua ginecologista.

Ariana Santso disse...

Olá Mari boa tarde a 2 meses comecei a tomar o anticoncepcional, e as vezes não tomo no mesmo horário e fiz sexo de preservativo e o meu anticoncepcional eu tenho que pausar 4 dias quando acaba uma cartela pra menstruação descer mas hoje ja voltei tomar e ainda não desceu eu corro o risco de esta gravida pelo fato de não tomar o anticoncepcional no mesmo horario todos os dia e meu namorado ter gozado dentro de mim não só uma vez ? desde já agradeço e aguardando a resposta .

Mari Moscou disse...

Oi, Ariana! A probabilidade de estar grávida ou não varia com alguns fatores... quantas vezes você esqueceu a pílula, qual a diferença de horario entre uma e outra, etc. Se você toma todos os dias mas muda um puoquinho o horário (menos de 12h), é pra funcionar. Seria legal você ver uma ginecologista. Independente do seu namorado ter gozado dentro uma, dez ou cem vezes, isso não faz tanta diferença... Tem que ver como o seu corpo está se adaptando com a pílula, etc. Por isso é legal ir na médica que receitou a pílula...

Anônimo disse...

Olá eu tomo comprimidos á 5 meses sempre no mesmo horário e pela primeira vez deixei meu namorado ejacular dentro corro risco de engravidar?

Mari Moscou disse...

Olá! Até onde eu sei, em tese, a pílula é pra estar funcionando direitinho, ou seja, protegendo você de uma gravidez indesejada, já a partir dos 3 primeiros meses de uso contínuo. Só que isso pode variar de acordo com outros fatores - seu corpo, habitos, doenças, etc. - então é sempre bom checar com a ginecologista que te prescreveu a pílula.

Danielle disse...

Meu nome e danielle,tomo anti... Todos od dias sem esquecer.transei sem camisinha e to com dor de cabeca,enjoo as vezes azia.posso estar gravida??por favor me respondam.

Anônimo disse...

Oi ..tomo pilula a 3 meses transei 5 dias em seguido sem camizinha !!
Mas sempre tomo mmeo antii..na msm hoora corro risco seera :/

Mari Moscou disse...

por favor, leia o meu comentário acima!

tacimara sousa disse...

ola. uso remedio para regular minha mestruação, gostaria de saber se ele serve tambem para evitar a gravidez? quando eu fico sem tomar o anicocepcional quando minha mestruação vem fica para morrer passo mal! O Q EU TOMO E O (PRIMERA 20)
por favor mim responde no meu email tacysousa_15@hotmail.com desde ja agradeço.

Unknown disse...

Alguem me tira umas dúvidas?

assim,eu nunca tomei anticoncepcional nenhum.. nunca tomei nada...
minha médica me receitou o Qlaira e eu começei a tomar no 1º da menstru...
eu e meu marido fizemos sem nenhum tipo de proteção no 1 e no 2º dia dps da menstru... ( seria o dia q não se engravida segundo as tabelinhas da vida certo?)
só que no 13º dia fizemos denovo sem nada... só dps vi a besteira q eu tinha feito... era meu periodo fértil.

existe a possibilidade de eu ter engravidado? mesmo tomando o Qlaira? ( tava na 13ª pilula da minha 1ª cartela )

se eu tiver engravidado com quants dias dps do ato eu posso fazer um exame? (farmácia ou bhcg? )

me ajuda por favoor!!

Mari Moscou disse...

Respondi em privado pra Tacimara sobre o anticoncepcional que ela toma! Estou chocada que um médico receitaria anticoncepcional pra ela sem dizer que é anticoncepcional - uma total falta de respeito à paciente e à autonomia e corpo da paciente!

Bom, sobre a moça que toma Qlaira ali em cima, muitas pílulas não tem aficácia garantida no primeiro, ás vezes nem no segundo ou terceiro mês de uso. De qualquer forma o ideal é perguntar ao médico que receitou, além de ler a bula do anticoncepcional...

Anônimo disse...

Nossa gata mais o que vc acha sobre a injeçao anticoncepcional .. eu so uso camisinha com meu namorado e queria saber se na sua opniao a injeçao e melhor do que a pilula .

Mari Moscou disse...

Eu nunca usei injeção; já usei pílula e adesivo. Creio que não haja uma coisa necessariamente melhor ou pior; cada mulher precisa experimentar e pesar efeitos colaterais versus praticidade e preço em sua própria vida!

Anônimo disse...

e se eu tiver gravida e continuar tomando anteconsepisional o que acontece

Mari Moscou disse...

Se você fizer o teste de farmácia e der positivo o melhor é parar a pílula e consultar um ginecologista para poder fazer o exame de sangue.

Anônimo disse...

Boa tarde decidi para de tomar injeção trimestral,mas não estou a fim de engravidar agora e gostaria de voltar a tomar pilula,como faço ja que a muito tempo não tenho menstruação e nem sei quando posso iniciar uma cartela,sem correr riscos de engravidar,por favor me envie a resp para meu email noemia-castro@bol.com.br

Mari Moscou disse...

Noemia, não sou médica e nem ofereço atendimento personalizado por email, ok? Consulte o mesmo ginecologista que te prescreveu a injeção. Provavelmente você terá que esperar vencer a ultima injeção que tomou.

Anônimo disse...

Que, entende de medicamento êh o farmacêutico e nao o medico. Consulte o seu e ele esclarecera todas as duvidas sobre as interações medicamentosas, efeitos, como administra lo etc. Nao se esqueçam deste profissional, êh ele quem entende sobre medicamento e nao o medico. São os farmacêuticos que desenvolvem os medicamentos e sabem tudo sobre eles...eles nao estão na farmacia apenas para dispensar medicamento, estão lá principalmente para atender os pacientes

Anônimo disse...

Ola,começei a tomar elani28 desde abril,em junho pausei,voltei a tomar em julho mais o Elani ciclo,tem praticamente 4 dias,e tive relaçoes sexuais,não usei camisinha,ele acabou gozando dentro de mim,sera que posso correr o risco de engravidar ?

Anônimo disse...

Olá. Tomo anticoncepcional há 4 anos consecutivos. Há 5 meses +/- descobri uma inflamação na pele, doença rara e tive que fazer uso prolongado de prednisona. Usei por 4 meses e meio, parei recentemente o uso. Ando sentindo umas dores no útero, meu peito tá inchado, sinto tonturas e atualmente estou esperando minha menstruação descer pra confirmar ou não minha suspeita. Gostaria de saber sua opinião sobre esse caso... Abraços e Obrigada.

Anônimo disse...

queria saber uma coisa.
comecei a tomar a pirula a 1 dia e estava naqueles dias sei que isso é errado mais eu e meu namorado fizemos sexo e elle gozou dentro de mim e gostaria de saber se isso pode me trazer uma gravidez indesejada?

Anônimo disse...

oi tomo a pilula a uns 6 meses e esse mês teve a pausa e eu envez de ficar 7 dias sem tomar fiquei 10, posso engravidar?

Mari Moscou disse...

Caras leitoras; a primeira dica que posso dar é que procurem a informação que buscam na bula da pílula. Como cada uma de vocês usa uma pílula diferente, é sempre bom checar. Se vocês têm receita médica, perguntar ao ginecologista (que conhece melhor o corpo de vocês e o medicamento receitado) também é uma boa opção. Caso descubram uma gravidez e precisem de ajuda, o site www.womenonwaves.org oferece consultas online.

Anônimo disse...

olá meu nome é Rosangela eu tomo antecomcepcional e ja terminei a cartela tem 8 dias e minha mestruação ainda nao veio. corro risco de estar gravida? me responde com urgencia pfv.

Butterfly II disse...

Sou fruto de uma gravidez indesejada, daí meu trauma. Sou regular e administro meu anticoncepcional de maneira correta. Menstruei e estou na sexta pílula deste ciclo, porém hoje acordei com enjoo e estou morrendo de medo...
Busquei aqui algum tipo de alívio ou alguém que me dê atenção neste caso, já que não tenho outra opção e estou quase em surto. Muito grata, e desculpe o incômodo.

Mari Moscou disse...

Oi, Butterfly! :)
Olha, dependendo da sua pílula pode ser normal sentir enjôos, mesmo. Muitas vezes é efeito colateral da própria pílula. O melhor é ler a bula e informar ao ginecologista, que pode te ajudar a trocar por uma pílula que não cause esse efeito. Há muitas pílulas no mercado, todas muito variadas. Além disso, também é improvável demais engravidar durante a menstruação ou logo após ela. Claro que é sempr ebom checar, mas eu se fosse vc checaria de coração tranquilo. E com um ginecologista! :)

Butterfly II disse...

Muito grata pelas informações... é a primeira vez que eu lembre que sinto enjoos... meu anticoncepcional é Level, e na realidade mais é por medo, mas estou consciente que tenho problemas gástricos devido a distúrbios alimentares passados, incluindo gastrite... bom, na realidade necessitava de, digamos assim, algum ponto de apoio... convenhamos que traumas são traumas... acabam assombrando mesmo sem nenhuma razão concreta... muito grata mesmo. :)

Mari Moscou disse...

Butterfly, eu já tive enjôos de gastrite e achei que era gravidez tb... Uma amiga minha tb... Acho que é normal, ehehe.

Anônimo disse...

Olá, eu preciso tirar uma dúvida urgente.. Por favor se alguem puder. Minha namorada tomou 1 mês de anticoncepcional o ano passado, esse ano nessa semana no segundo dia de menstruação ela decidiu tomar de novo, ja está no 7 dia do comprimido, e a gente se relacionou. Ela tem risco de estar gravida? Grato.

Anônimo disse...

Eu tava tomando anticoncepcional que estava no último mês de validade e agora minha menstruação tá atrasada, tem alguma influência?? Beijos, Janaíne.

thuka disse...

Estou ha mais de anos sem tomar a injeção de anticoncepcional, e na semana passada tive relações sem preservativos e meu namorado não tirou para ejacular, no dia seguinte tivemos relação de novo e somente dosi dias depois que fui afarmacia tomar minha injeção, verificando a tabela estava no meu período fertil. Corro o risco de estar grávida e por ter tomado a injeção estou segura?

Anônimo disse...

oi meu nome e paula e estou com uma duvida muito louca . bom tomo a mais de tres anos a pilula e hj de manha acpordei com alguns movimentos do qual me lembra nuito chutinhos pois ja tenho dois filhos sera que isso e coisa da minha cabeça pois estou muito preocupada agora ja passa do meio dia e aind asinto esses movimentos estou muito preocupada me responda por favor.grata!!

Marília Moschkovich disse...

Cara Paula,

pra vc ter sentido chutinhos a gravidez já precisa estar num estágio mais avançado. Se você estiver grábida num estágio avançado o suficiente pra sentir chutinhos, quer dizer que você ficou pelo menos dois, três ou quatro meses sem menstruar. :) Dê uma checada e faça um teste.

Anônimo disse...

olá eu tomo o anticoncepcional ingetável perlutan tem uns 2 meses e sempre tranzei com meu namorado sem camisinha e agora to sentindo uns enjoos sera q eu posso estar gravida?

Anônimo disse...

olha tambem tomava esse remedio e amamentava e fiquei gravida axo melhor você troca.Bju...

mayara vieira disse...

faz duas semanas que cheguei da casa do meu namorado fiquei 10 dias com ele todos os dias agente fez sem camisinha so que eu tomo remedio e teve 2 dias q atrazei o horario so que depois eu menstruei normalmente e faz uma semana q estou me sentindo estranha tipo vomitando tendo enjoos nao quero comer comida so miojo rsrs e outras porcarias sera q eu estou gravida?

mayara vieira disse...

eu fiquei 10 dias na casa do meu namorado e eses 10 dias agente fez sem camizinha eu estava tomando remedio atrazei o horario duas vez seguida e ingeri álcool ja faz duas semnas q voltei e uma q estou me sentindo estranha enjoada vomitando nao comendo bem pansando mal toda vez q acordo cedo fico enjoada sera que posso esta gravida?

Anônimo disse...

Eu não sei por que mas depois da minha primeira gravidez meu marido silplesmente não confia em nenhum método anticoncepcional e por conta disso eu acabo tendo a vida sexual prejudicada..Mas no fundo também o entendo por que tenhp muito medo de que o comprimido falhe.

Marília Moschkovich disse...

Olha, a eficácia da pílula, é cerca de 98% (sendo que os 2% que faltam pra 100% em grande parte é de uso incorreto ou dos casos que estou falando no post). Aliada à camisinha (que é de 95%), muito mais. Não tem motivo nenhum pra sua vida sexual ficar prejudicada. Se você preferir também pode consultar um ginecologista pra colocar DIU que solta hormônios, e além disos usar camisinha. É uma tripla proteção.

Anônimo disse...

Minha namorada tomava um anti concapsional a mais de um ano mais a 2 meses ela trocou o anticoncpicional pode aver algum perigo de ela engravidar?

Anna disse...

O problema é que na hora de comentar em blog na internet todo mundo vira médico. Claro que o ginecologista deve passar as principais recomendações ao início da pílula, mas é uma responsabilidade sim da paciente ler a bula e recorrer ao ginecologista em qualquer caso de dúvida. Ao contrário do que muita gente pensa, nenhum médico sabe tudo sobre todos os remédios, a área das interações medicamentosas é muito vasta e cabe ao especialista conhecer as interações dos medicamentos da sua especialidade, portanto, se vai tomar algum remédio pergunte ao clínico sobre a interação e confirme sempre com o seu ginecologista. No final das contas o interesse em não engravidar é nosso, né, meninas?

Marília Moschkovich disse...

Cara Anna,

o interesse em não engravidarmos não é apenas nosso. Uma gravidez é sempre feita por pelo menos DUAS pessoas, não sei se você reparou. Uma gravidez indesejada - ou, no caso de adolescentes, até precoce - também pode ser interesse público/social, pelo prejuízo que pode causar.

Em segundo lugar, você está partindo do pressuposto de que todas as mulheres que tomam pílula sabem ler, ou que sabem ler o suficiente para entender a bula sozinhas. Isto está muito longe da realidade da maioria das pessoas. Não dá pra gente pensar em políticas públicas e diretrizes gerais a partir do nosso umbigo privilegiado de quem teve acesso à informação e aprendeu a ler para além do analfabetismo funcional.

Abraço.

Anônimo disse...

Na bula do meu anticonvepcional fala tudo isso ae e mais... Leiam a bula galera!!!

Fatima disse...

Detestei a condescendência implícita no comentário "..o interesse em não engravidar é nosso, né, meninas..."; ainda mais quando antes no mesmo comentário foi dito: "..todo mundo vira médico...". Porquê detestei? Pq apesar de dizer claramente que '...nem todo é médico.." ( que nem todo mundo tem o congecimento necessário e inerente ao ramo), logo na seqüência pressupõe que a usuária do medicamento tem conhecimento suficiente para saber da necessidade de perquerir o médico sobre interações medicamentosas (muita gente nem sabe o que isso significa), relatando a ele todos os medicamentos que toma.

Anônimo disse...

ME AJUDEM...

Iniciei a minha vida sexual a pouco tempo, e comecei a fazer uso de um anticoncepcional chamado "Femiane" que contém 21 drágeas.
Fui na ginecologista um dia depois do termino da minha menstruação, e ela disse que eu já poderia iniciar o uso no dia,eu tomei uma no dia e depois não tomei mais.. Quis esperar a próxima menstruação pra iniciar a cartela direitinho, iniciei a mesma cartela na outra menstruação mas com um comprimido a menos, e tenho tido relações normalmente desde então, essa é a primeira cartela que eu tomo.

Gostaria de saber se o anticoncepcional já funciona no primeiro mês de uso e se um comprimido a menos é um risco muito grande a minha saúde, agradeço desde já galera.

Anônimo disse...

ME AJUDEM...

Iniciei a minha vida sexual a pouco tempo, e comecei a fazer uso de um anticoncepcional chamado "Femiane" que contém 21 drágeas.
Fui na ginecologista um dia depois do termino da minha menstruação, e ela disse que eu já poderia iniciar o uso no dia,eu tomei uma no dia e depois não tomei mais.. Quis esperar a próxima menstruação pra iniciar a cartela direitinho, iniciei a mesma cartela na outra menstruação mas com um comprimido a menos, e tenho tido relações normalmente desde então, essa é a primeira cartela que eu tomo.

Gostaria de saber se o anticoncepcional já funciona no primeiro mês de uso e se um comprimido a menos é um risco muito grande a minha saúde, agradeço desde já galera.

Marília Moschkovich disse...

Cara/o Anônima/o,

leia direitinho a bula do anticoncepcional, liguei na ginecologista, fala que é urgente, e faça esta pergunta.

Muitos anticoncepcionais não funcionam de forma eficaz antes do terceiro mês de uso, mas você precisa ver especificamente o seu como é.

Thais navaes disse...

ola , gostaria de saber se o omeprazol corta o efeito da injeção ?

Marília Moschkovich disse...

Olá, Thais!

Como eu disse aqui na caixa de comentários e no post, eu não sou médica. Mas, como usuária de anticoncepcional, recomendo que você leia a bula do omeprazol e pergunte ao ginecologista e ao clínico/gastro que te receitou omeprazol!

Abraço!

Anônimo disse...

"Enquanto não pararmos de entender todo problema que uma mulher tem como consequencia de um erro dela mesma, desde estupros a gravidezes indesejadas, meninas, nós teremos é que nos proteger. Por isso divulgue essas informações para todas que conhecerem."

ACREDITO que tenha escrito sem querer né? pq o erro de ser estuprada não é da mulher... abç!

Greice disse...

olá meu nome é Greice eu faço o uso do anticoncepcional chamado ciclo 21 e tomei por uma semana um antibiotico chamado amoxilina li algumas postagens e fiquei com "medo", eu e meu namorado temos relaçao frequentemente e nao usamos preservativos sera que corro o risco de estar gravida ?

Anônimo disse...

Olá!!! Sou de SP e estou a procura de uma boa gineco. vc disse que pode indicar uma boa. meu email e andreadelnery@gmail.com
Grata.
Andrea

Polipowet disse...

Olha gente estou amamentando e meu bebe tem 2 meses e tive relação ontem ,e tomo anticoncepional ceazette ,estou desisperada estou tomando ele um 1 mês posso engravidas? Ou posso tomar pílula do dia seguinte

Ilia Verseau disse...

Hahahaha também já senti enjôos durante uma crise de gastrite e fiquei suuuuper encucada. Deve ser mais comum do que se imagina. Ótimo post. Também é legal reparar que alguns medicamentos podem aumentar a ovulação (isso serve mais para aquelas que só usam camisinha, mas como não sou médica, melhor falar p todo mundo perguntar à própria GO). É o caso por exemplo, da metiformina usada em casos de resistência à insulina e diabetis. Meu médico da época simplesmente receitou e não me falou nada, mesmo eu sempre dizendo que tomo anticoncepcional. Depois, conversando com uma amiga, ela comentou que a endócrino dela disse: se estiver tomando, nem chegue perto de homem! Quase que eu surtei, né? Mas nessa época eu já tinha largado esse médico por outros motivos...

Anônimo disse...

No dia 14/08/2012 eu tomei uma injeção para evitar a gravidez,ela é para ser tomada de 3/3 meses,so que desde desse dia eu nao paro de menstruar,o que pode ter ocorrido,eu ja fui ao medico e falou que é normal,so que eu nao acreditei muito. sera q podem tirar essa duvida??

Anônimo disse...

me ajude por favor...
tomei uma injeção anticocepicional numa sexta e no outro dia transei com meu namorado e ele gozou dentro de miim ,corro risco de ta gravida?

claudia paiva disse...

gente mim ajudem e osegunite,eu tomo pirula anticonsepicional soq tou cm muito medo d esta gravida pq mes passado minha mestruançao veio so aquilo bem escuro nao veio aquele sague vermelho entao,quando tava cm 5dias comecei atomar nomalmente so q ainda estou cm medo d esta gravida tenho um filho d 9meses,ai agora esse ultimos dias eu tou tomandotodos os dias 2pirula isso e correto?tou louca mim ajudem gente sim e desde do mes passado q nao deixo ele gozar dentro ele gozar fora.espero q vcs posam mim ajudar eu agradeço muito deus e quem dar a reconpensar obrigadoa.

oi disse...

Primeiro que os melhores a certos anticoncepcionais mais eficazes são os que mexem dentro do corpo anatômicamente, como laqueadura e vasectomia, esses são 99.99% eficazes e funcionam.
O melhor anticoncepcional que existe é não fazer sexo com toda a certeza.
E o grande culpado de um casal ter filhos sem querer não é da mulher, o homem não tem que mandar ou culpar a mulher de ter filho, quem é o culpado de gerar o filho é o homem, o homem que é o grande culpado, o sêmen vem do homem, a mulher não tem que tomar anticoncepcional e ficar feia e gorda cheia de liquidos, é culpa do homem. O homem que tem que usar camisinha para evitar DST e não ejacular dentro de uma mulher. É ISSO.

Carol Figueiredo disse...

Olá, estou em duvidas!! tomei injeção 4 vezes todo dia 29 e parei , no dia seguinte dia 26/09/12 comecei a tomar anticoncepcional em pirula porque axo melhor, ai tive relação sexual sem proteção dia 01/10/012 , e comessaram a me dizer que posso estar gravida porque o anticoncepcional em comprimido demora fazer efeito e so depois da 2° cartelinha que posso ter relações sem proteção , será que corro risco ?

menina disse...

Cara, preciso muito da ajuda de vocês. Eu comecei a tomar injeção mensal agora, e minha médica disse pra não transar sem camisinha no primeiro mês. Queria saber se posso usar a pílula no dia seguinte, tendo tomado a injeção pela primeira vez, e a pílula do dia seguinte umas 3 vezes esse ano.

Marília Moschkovich disse...

olha, eu já tomei pílula do dia seguinte estando tomando a pílula normal, hahaha. pensa numa pessoa que ficou muito enjoada? eu. hahaha. Mas tô viva e tal. Foi melhor do que a possibildiade ter engravidado sem querer naquela época. Então eu tomaria de boa, se fosse vc, mas usaria camisinha mesmo no resto do mês...

ydables istenia da silva disse...

Ola me chamo istenia...to com duvida tomo anticoncepcional microvilar.mas terminei a cartela de 21, dias e com meu namorado fiz relaco sem camisinha no outro dia estou em espera da mestruacao....posso ta engravida assim estou com duvida me ajude...ydablescadente@gmail.com

Patthy Pachêco disse...

Oi, tomo anticoncepcional certinho, fazendo pausa de 4 dias. Durante o periodo fértil posso continuar transando sem camisinha que tenho a mesma possibilidade de engravidar, ou seja, mínima?

gisele disse...

muito bom essa assas dicas ja tirei um bom bocado das minhas duvidas

Felipe Silveira disse...

Ola, tenho uma namorada e ela toma AC há 1 ano, quero saber se tem algum problema de eu gozar dentro dela ?

Marília Moschkovich disse...

Caro Felipe, problema sempre pode ter, pois ela pode pegar DSTs de você e você dela. Nenhuma pílula protege contra DSTs, nem contra HIV. Seja esperto e use camisinha.

maria disse...

Ola ,me xamo maria ,eu Tomo pilula a 12 anos ,mas nos uultimos meses nao tomo a horas. E por vezes esqueço pelas 12horas,acabo por tomar os dois no dia a seguir a hora habitual,ou entao ignoro a falha.......tendo em conta os anos que tomo a pilula,mxm assim poderei engravidar com essas falhas?

ana carolina freire dos santos disse...

ola meu nome e Ana carolina eu tomei a injeçao chamada noregan ela e de Tres mezes eu tomei ela no dia 30 de janeiro e tive Relaçao dia 02 de fevereiro tem algum risco de eu estar gravida se vc puder me responde ficarei muito grata bjs ana carolina

ana caroline da silva disse...

Oi meu nome é karol eu tomo trinquilar meu remedio akabo ai eu esperei cinco dias e deceu pra mim ai eu fiquei mestruada cinco dias no quinto dia eu tivi relação com meu namorado e ele ejaculou dentro mais no mesmo dia eu comecei toma o remedio d evita eu corro risco de engravidar

♥bianka♥ disse...

oi eu tomo perlutan mais eu quero engravida como fasso isso mesmo tomando a engecao ou corta o efeito pra engravida ???? me ajude

Guitta disse...

Posso iniciar o uso, um dia antes ou no mesmo dia da primeira relação ?
Tem como comprar Selene por exemplo sem receita medica ? Grata

DINEY stronda disse...

oie..
queria saber se minha namorada passar a tomar injeçoes p n engravidar vai acontecer algo assim de anormal..pq ela nunca tomo nada de anticoncepcional..pilula nada..obrigado

Marília Moschkovich disse...

É óbvio que é normal. Ela não tem que se explicar PRA NINGUÉM, muito menos pra você. Ela simplesmente não quer ficar grávida. Não aja como um booboca machista, ou perderá a namorada. Esse é o melhor conselho que posso te dar.

Thiago & Meireane disse...

Olá,

Tomei pílula por sete anos,há cinco anos estava sem tomar pílula,me casei há 1 mês e comecei a tomar porém de outra marca,mas sempre no mesmo horario,e cabei emendando uma cartela na outra,agora tem 4 dias que terminou a cartela e minha menstruação não veio como de costume,estou com pequeno sangramento de cor escura e sentindo um pouco de cólica isso é normal ou posso esta gravida?

Luciléia Neves disse...

ola me chamo Léia, eu tomo injeção a 1 ano e 7 meses aquele de 3 em 3 meses pois eu amamentava mais agora minha filha saiu do peito eu vou começar a tomar comprimido que chama Level tem risco de eu engravidar, eu tomei antes este comprimido e eu gostei muito.

Luana Figueiredo disse...

Olá! tomo sc a no minimo 9 anos o mesmo, nunca atrasei, nunca esqueci,neste mes esqueci um dia e tomei duas no outro dia mas dizem que o efeito é prolongado e tal, mas enfim, gostaria de saber se tem possibilidade de eu estar gravida, nunca na pausa isso aconteceu, normalmente fico menstruada no 4 dia de pausa, neste mes ela desceu no ultimo dia, ridiculamente minimo o fluxo, pra resumir não durou 24 hrs, e desceu com uma coloração mais clara, e quando parou era uma sujeirinha só. Posso estar gravida?

Utilize este link para comprar livros e ajude a manter este blog: